Câncer de Mamma Bruschetta é fatal na maioria dos casos e revelação é aterrorizante

PUBLICIDADE

Mamma Bruschetta já iniciou a batalha contra um câncer de esôfago. Aos 70 anos de idade, a apresentadora se prepara para ser submetida a um procedimento menos invasivo para que o tumor seja retirado. Como a doença encontra-se no estágio inicial, a princípio não haverá necessidade de radioterapia e nem de quimioterapia.

O Inca – Instituto Nacional de Câncer, fez uma revelação aterrorizante, pois mostra que a maioria das pessoas que têm câncer de esôfago acabam vindo a óbito. Dos 10.790 casos diagnosticados no ano passado, 8.554 morreram, ou seja, uma taxa que chega a quase 80%.

Nise Yamaguchi, oncologista e vice-presidente da SBC – Sociedade Brasileira de Cancerologia, disse que, felizmente, casos como o de Mamma Bruschetta não têm muitas complicações justamente porque a doença foi descoberta na fase inicial.

São dois tipos de câncer de esôfago, sendo que um aparece no comprimento do órgão, enquanto o outro ataca a transição entre o esôfago e o estômago. O primeiro caso, geralmente, está ligado ao tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, carnes processadas e até mesmo bebidas mais quentes. Já o segundo caso é quase sempre devido a obesidade ou predisposição genética.

A gravidade da doença está relacionada a três fatores, que são: profundidade, presença ou não de linfonodos e se houve metástases.

Mamma Bruschetta descobriu o câncer quando foi realizar exames preparatórios para uma cirurgia bariátrica e assim poderá combater a doença na fase inicial. Fãs, amigos e colegas de trabalho estão na torcida para que tudo dê certo.