in

A história do cinegrafista que processou Faustão por sofrer humilhações

TV Globo / Montagem
Publicidade

O apresentador Faustão e a Globo ficaram no meio de uma polêmica recentemente, após o diretor e produtor de palco, Renatinho, processar a emissora. Na ação, Renatinho pedia direitos trabalhistas e danos morais. Ele argumentava que comentários feitos por Fausto Silva o humilharam e teriam sido suficientes para destruir o seu casamento. 

Renatinho não ganhou os danos morais, apenas a ação trabalhista, já que a Justiça entendeu que o produtor acumulava funções na emissora. Além dele, outros dois profissionais teriam processado Faustão e a Globo nos últimos anos. Um deles foi Renatão, famoso por fazer muitas performances enquanto filmava o apresentador ao vivo. 

Renatão era conhecido por ter um grande bigode e por se fantasiar, assim como acontecia com Russo, ex-assistente de palco falecido da Globo. Ele também chegou a processar a Globo por danos morais, mas não venceu. 

Publicidade

Apenas um profissional famoso processou a Globo por comentários feitos por Faustão e venceu a ação de danos morais. Ivalino Raimundo da Silva (Gaúcho) entrou na Justiça no ano de 1995. O operador de câmera, sempre que aparecia no ar, fazia caras de poucos amigos. 

Publicidade

Na Justiça, o cinegrafista disse que foi contratado para operar câmeras, mas que insistidas vezes Faustão explorada a sua imagem, sem que ele ganhasse um  centavo a mais por isso, além de receber comentários jocosos. 

“Exploração da imagem de câmera man, usada em quadro de programa, em meio ao qual o mesmo era submetido a toda sorte de humilhações, constrangimentos e ofensas morais. Responsabilidade solidária da empresa de televisão e do apresentador do programa pelos danos material e moral pelo autor sofridos’, concluiu a Justiça. O câmera venceu o processo em primeira, segunda instância e até no STF.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Fernando B

Escrito por Fernando B

As melhores notícias você encontra por aqui. Conheça essas e outras histórias.