Globo é acusada de dar ‘aula de aborto’ em novela e pode sofrer duras consequências

PUBLICIDADE

A novela das sete Bom Sucesso está dando o que falar. No entanto, nessa semana, o folhetim foi acusado por parte dos telespectadores de promover uma aula sobre o aborto. Tudo aconteceu após a personagem Nana (Fabíola Nascimento) descobrir que está grávida. Ela pensa em retirar o bebê e isso acabou causando nas redes sociais. 

O número de reclamações foi tão grande, que a Globo agora pode sofrer graves consequências. O canal está sendo alvo do Ministério Público Federal, que já abriu um inquérito para investigar se houve algum erro ou excesso da Globo e da novela. Um dos possíveis problemas é que a sequência tenha ferido a chamada classificação indicativa da trama. É o que mostra uma matéria publicada no site Notícias da TV nesta sexta-feira, 25 de outubro. 

O responsável pelo inquérito é o procurador da República, Fernando de Almeida Martins, que teria, inclusive, entrado em contato com outra entidade, o Ministério da Justiça. Essa é a entidade que aprova e monitora os horários e classificação indicativa dos programas de televisão. 

“As emissoras deveriam observar na sua programação as cautelas necessárias às peculiaridades do público infantojuvenil”, alega o promotor do MPF em um comunicado enviado à imprensa. 

O Ministério Público também disse que ia avaliar o capítulo da novela e afirma que a cena em que Nana revela está grávida acaba dando uma dupla interpretação, fazendo o público acreditar na prática do aborto. Essa prática, vale lembrar, é ilegal segundo as leis brasileiras, a não ser em casos de abuso.