INSS: problemas na coluna podem garantir auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

PUBLICIDADE

O trabalhador é um ser dotado de direitos que são ainda mais assegurados quando ele trabalha no regime da CLT, pois a Consolidação das Leis Trabalhistas garante ao trabalhador benefícios como férias, FGTS, salário previamente estipulado e benefícios de seguro desemprego quando são dispensados do emprego.

Trabalhador pode receber benefício por problema na coluna

Um dos principais problemas que levam o trabalhador a ser afastado do serviço são os problemas na coluna. Esses trabalhadores ficam encostados pelo INSS e podem receber o auxílio doença (se o problema for temporário e ele puder voltar ao serviço durante o tempo) e aposentadoria por invalidez (se o trabalhador não tiver mais condições permanentes de ir trabalhar).

É importante lembrar que incapacidade laborativa segundo o INSS é quando uma pessoa fica incapacitada de realizar sua função devido o desenvolvimento de alguma doença ou acidente em geral.

Principais doenças na coluna

As principais doenças que causam incapacidades laborativas oriundas da coluna são hérnia de disco, Osteofitose (conhecido como bico de papagaio), Discopatia Degenerativa e Cervicalgia. Mas para conseguiu o benefício não é necessário apenas estar doente, mas é preciso comprovar que não consegue exercer mais a função.

Os peritos do INSS são os responsáveis por avaliar cada caso que chega com o pedido do auxílio e da aposentadoria. Na maioria das vezes a pessoa doente passa por perícia e avaliação. Devido a deficiência no quadro de médicos especializados na área, a maioria dos casos fica sem avaliação específica.