Nunca pergunte ao seu filho o que ele quer ser quando crescer; entenda o motivo

PUBLICIDADE

Desde a infância, uma pergunta recorrente é feita aos pequenos. O que você quer ser quando crescer? A pergunta parece inofensiva e até aparenta ser fácil de responder, porém, ao se observar com maior cuidado pode ser algo tão simples quanto parece. Principalmente, numa sociedade em que se valoriza o consumismo de uma forma excessiva.

A profissão que é escolhida para ser exercida ao longo da vida é muito importante. O ideal é conciliar algo que se gosta de fazer com aquilo que possa ser rentável de maneira a garantir o sustento. O trabalho é uma parte muito importante da vida, mas existem outras coisas que precisam ser valorizadas.

Por esse motivo, perguntar aos pequenos o que desejam fazer quando crescer pode não ser uma ideia legal. Ailton Krenac, líder indígena, durante a participação no evento Ciranda de Filmes, que ocorreu em São Paulo, fez questão de ressaltar o quanto é importante que os pequenos sintam que já ‘são’ e não o que ‘serão’ quando estiverem maiores.

Os pais e responsáveis precisam estar atentos e respeitar o tempo de cada pequeno. Afinal de contas, cada ser humano é único e as crianças precisam viver a infância em sua plenitude, sem ficar pensando como será o futuro.

Não é bom que a família fique tumultuando a cabecinha delas com exigências que são típicas da vida adulta, pois as crianças ainda não possuem maturidade para entender e muito menos deve tentar. Cada etapa da vida deve ser vivida da maneira mais saudável possível, tanto no que diz respeito a saúde física, quanto a emocional.

As pessoas estão sempre em mudanças constantes e o amadurecimento faz parte desse processo. Por isso, não se deve ficar cobrando dos pequenos o que se deseja ser quando crescer, pois ela já é. Com certeza, vai ter muita coisa a ensinar, longe dos rótulos que são exigidos pela sociedade atual.