Isso é o que pode acontecer quando você dá açúcar aos seus filhos

PUBLICIDADE

A alimentação saudável tem sido uma das grandes preocupações dos pais na atualidade. No entanto, a oferta de alimentos industrializados no mercado costumam ser uma grande tentação para os pequenos. Não é uma tarefa fácil dizer não às várias guloseimas. Se em muitos casos é difícil para os adultos resistir às tentações disponíveis, para as crianças é quase impossível.

Encher as crianças de doces e substâncias ricas em açúcares pode fazer muito mal à saúde. De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, o açúcar ingerido pelas crianças pode ser muito prejudicial a órgãos nobres como o cérebro e o fígado. Os males causados se assemelham ao mesmo danos provocados por bebidas alcoólicas.

Neste tipo de situação o fígado acaba metabolizando a frutose da mesma maneira que a bebida alcoólica. Desta forma, o órgão que possui outras funções no organismo fica sobrecarregado e deixa de eliminar as toxinas no corpo. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que os pequenos apresentem problemas de saúde característicos de adulto

Entre esses problemas de saúde estão a diabetes e a doenças hepáticas. Um estudo que foi realizado na Itália avaliou 271 pessoas. A idade média dos participantes era de 12,5 anos e eles tinham uma alimentação rica em açúcar. Os pesquisadores descobriram que 37,6% sofriam com esteato-hepatite não alcoólica. A enfermidade pode gerar danos irreversíveis ao organismo, podendo inclusive, desencadear enfermidades como cirrose e fibrose.

Os alimentos industrializados são os principais inimigos, pois são alimentos extremamente ricos em açúcar. É muito fácil mascarar o açúcar no rótulo do produto, pois há muitos nomes diferentes para designar a substância.

Biscoitos, iogurtes e cereais podem ter uma grande quantidade de açúcar que excedem o limite recomendado para os pequenos. A frutose também está presente nas frutas, porém não é nociva, pois está acompanhada de nutrientes como minerais e vitaminas que são importantes para o corpo. Por esse motivo, os pais precisam ter muito cuidado com os alimentos que são oferecidos as crianças.