in

Isso é o que pode acontecer quando você dá açúcar aos seus filhos

Divulgaçãogreenme
Publicidade

A alimentação saudável tem sido uma das grandes preocupações dos pais na atualidade. No entanto, a oferta de alimentos industrializados no mercado costumam ser uma grande tentação para os pequenos. Não é uma tarefa fácil dizer não às várias guloseimas. Se em muitos casos é difícil para os adultos resistir às tentações disponíveis, para as crianças é quase impossível.

Encher as crianças de doces e substâncias ricas em açúcares pode fazer muito mal à saúde. De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, o açúcar ingerido pelas crianças pode ser muito prejudicial a órgãos nobres como o cérebro e o fígado. Os males causados se assemelham ao mesmo danos provocados por bebidas alcoólicas.

Neste tipo de situação o fígado acaba metabolizando a frutose da mesma maneira que a bebida alcoólica. Desta forma, o órgão que possui outras funções no organismo fica sobrecarregado e deixa de eliminar as toxinas no corpo. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que os pequenos apresentem problemas de saúde característicos de adulto

Publicidade

Entre esses problemas de saúde estão a diabetes e a doenças hepáticas. Um estudo que foi realizado na Itália avaliou 271 pessoas. A idade média dos participantes era de 12,5 anos e eles tinham uma alimentação rica em açúcar. Os pesquisadores descobriram que 37,6% sofriam com esteato-hepatite não alcoólica. A enfermidade pode gerar danos irreversíveis ao organismo, podendo inclusive, desencadear enfermidades como cirrose e fibrose.

Publicidade

Os alimentos industrializados são os principais inimigos, pois são alimentos extremamente ricos em açúcar. É muito fácil mascarar o açúcar no rótulo do produto, pois há muitos nomes diferentes para designar a substância.

Biscoitos, iogurtes e cereais podem ter uma grande quantidade de açúcar que excedem o limite recomendado para os pequenos. A frutose também está presente nas frutas, porém não é nociva, pois está acompanhada de nutrientes como minerais e vitaminas que são importantes para o corpo. Por esse motivo, os pais precisam ter muito cuidado com os alimentos que são oferecidos as crianças.

Publicidade