Seu celular está no horário de verão? Saiba o que disse o Google e o que precisa ser feito

PUBLICIDADE

Na manhã deste domingo (20/10) muitas pessoas ficaram confusas quando olharam as horas no smartphone, principalmente quem tem aparelho com o sistema operacional Android. Na sexta-feira (18), o Google divulgou um comunicando, pedindo a todos os usuários do Android no Brasil que mudassem as configurações automáticas para que a hora não fosse alterada no primeiro minuto deste domingo.

Esta atitude seria necessária para evitar que o celular adiantasse em 1 hora os relógios, já que essa medida não está mais em vigor no Brasil. O horário de verão começaria na virada deste sábado para domingo, e muitos celulares acabaram alterando as horas e deixando as pessoas confusas.

No ano passado, muitos reclamaram que os celulares mudaram a hora antes mesmo do horário de verão começar. Hoje, a reclamação é que a hora deveria ser mantida, o que não aconteceu para várias pessoas.

Para desabilitar a configuração automática, no sistema operacional Android, basta ir no menu de ‘Configurações’, depois entrar na opção ‘Sistema’ e escolher ‘Data e Hora’. Em seguida é preciso desativar as funções ‘Data e hora automáticas’ e ‘Fuso horário automático’.

Quem usa iPhone deve ir em ‘Ajustes’, depois em ‘Geral’, tocar em ‘Data e Hora’, depois é só desabilitar a opção do relógio ‘Automaticamente’.

No Twitter, a hashtag #HorárioDeVerão é o assunto mais comentado na manhã deste domingo, em que muitos internautas reclamam da mudança do horário no celular, outros lamentam não ter horário de verão este ano e, claro, tem também quem disse que prefere assim, sem adiantar uma hora no relógio.