Tragédia ou crime? Moradores filmam pilastras do prédio que desabou horas antes da queda

PUBLICIDADE

Após a queda do Edifício Andrea, ocorrida na manhã desta terça-feira (15) no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (CE), imagens das colunas de sustentação da construção, gravadas na noite anterior ao desabamento pelos próprios moradores do condomínio, começaram a circular pelas redes sociais. Através das imagens, é notória a condição crítica das pilastras, que estão sendo indicadas como provável causa do desmoronamento. Segundo testemunhas, o prédio estava em obras.

Ao Diário do Nordeste, o morador autor da gravação, o qual não quis se identificar, disse ter ficado assustado ao se deparar com o calamitoso estado das colunas após uma obra não comunicada aos condôminos. Diante da situação, ele sacou o seu aparelho celular e fez uma filmagem amadora, coincidentemente na noite anterior da tragédia ocorrida por volta das 10h30 da manhã desta terça-feira.

A gente já sabia que havia risco assim que vimos. Então foi muito rápido. A gente só soube dessa reforma ontem, quando chegamos à noite“, relatou o morador.

Vídeo feito na noite anterior ao desabamento mostra situação de prédio precária

Vídeo feito na noite anterior ao desabamento mostra situação de prédio precária. Veja mais em: http://bit.ly/2IVHUg2 #DiáriodoNordeste

Posted by Diário do Nordeste on Tuesday, October 15, 2019

Outros moradores também demonstraram medo com relação à obra. Trocas de mensagens via aplicativos de mensagens feitas entre os condôminos, relatam a preocupação pela forma como as reformas estavam sendo conduzidas.

Estão quebrando toda e estrutura de concreto que envolve os pilares. E tão deixando só as ferragens. Não tão colocando nem aqueles apoios de ferro para as áreas de influência dos pilares. Eu to ficando muito assustado com isso“, disse

O aposentado Edilanio Martins, em conversa com um amigo morador do Edifício Andrea, o fala a respeito de irregularidades na condução da obra. Estão sendo apontadas negligências e cálculos realizados erroneamente, os quais teriam sido decisivos para o trágico episódio, porém nada foi confirmado e haverá uma investigação.