Quem dorme demais pode ter grave doença; saiba qual e como se prevenir

PUBLICIDADE

O sono é fundamental para garantir a saúde e também dar à pessoa a energia que ela precisa para vencer mais um dia de muito trabalho. Só que dormir em excesso pode é fazer mal.

Quem dorme além do necessário pode ter uma piora no desempenho e ainda aumentar o risco de ter Alzheimer e outras demências.

Um estudo realizado nos Estados Unidos com mais de 5 mil voluntários está chamando a atenção do mundo todo, pois mostra como são grandes os riscos para quem dorme demais.

Inclusive este estudo foi publicado na revista Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association. Milhares de pessoas foram analisadas em quatro grandes centros urbanos norte-americanas: Miami, Chicago, Bronx e em San Diego.

Os participantes desta pesquisa tinham idade entre 45 e 75 anos, todos foram submetidos a um teste neurocognitivo, onde foi examinado tanto o estado mental como também a memória, aprendizado verbal, velocidade de processamento e fluência verbal. Foi realizado um exame no início do estudo e outro sete anos depois.

No final, os cientistas descobriram que as pessoas que dormiam muito, cerca de 9 horas por dia, apresentavam maior risco de problemas cognitivos, além de demência, apneia do sono e também Alzheimer.

O estudo acabou servindo de alerta para muitos profissionais de saúde que agora poderão compreender melhor a importância do sono na vida de seus pacientes, mas que só é benéfico quando está na medida certa. Se for menos ou mais que o necessário, pode acabar sendo prejudicial para a pessoa.