10 alimentos que as grávidas não devem comer de jeito nenhum

PUBLICIDADE

Gravidez é um momento de muita alegria para o casal e de cuidados extras para a mulher. A alimentação é parte essencial para ter uma gravidez saudável e alguns alimentos devem ser evitados durante os nove meses de gestação.

Para quem gosta de bebida alcoólica, gravidez não é momento para consumir álcool, que pode causar parto prematuro e malformações cardíacas no feto. Adoçantes artificiais como ciclamato e aspartame também devem ser evitados.

O café e alimentos com cafeína também não deve ser consumidos durante a gestação. O excesso da cafeína pode causar aborto. Peixes como atum, garoupa, peixe-espada e cavala, que contêm alta quantidade de mercúrio, também deve ser evitados. Prefira pescada, atum de viveiro, arenque, sardinha, cavalinha e truta.

Frutas e legumes mal lavados são outros vilões que podem causar toxoplasmose e, consequentemente, aborto. Evite-os. Queijos pastosos e não pasteurizado e leite não pasteurizado também devem ser evitados. Há muitas bactérias nestes tipos de produtos.

Por fim, ovos crus e peixes crus, além de carnes mal passadas, também são vilões durante a gravidez e fazem mal ao bebê. Portanto, se a mamãe gosta de ir a um restaurante japonês saborear deliciosos sushis, deve fazer isso depois que o filho nascer.

Os alimentos crus podem estar infectado com a bactéria listeria e isso é um risco para o bebê. Para uma gravidez mais segura, essas dicas são importantes, mas fundamental mesmo é conversar com o seu médico e seguir todas as orientações que o profissional passar.