Crise no SBT: salários atrasados podem decretar greve geral dos funcionários da emissora de Minas Gerais

PUBLICIDADE

Em Minas Gerais, a TV Alterosa é a emissora afiliada ao SBT. A empresa pertence a um conglomerado de comunicação, o Diários Associados, que possui outras empresas, como os jornais Estado de Minas e Aqui, além do Portal UAI, de grande circulação entre os mineiros.

Acontece que uma crise assolou todo o grupo, e os reflexos estão sendo sentidos pelos funcionários de todas as empresas citadas. A situação é tão precária, que até mesmo os salários dos profissionais estão em atraso há semanas, e a situação pode levar a consequências radicais: greves e paralisações começam a ser fomentadas nos bastidores.

Os principais articuladores são os funcionários do setor de jornalismo e da administração do SBT. Em entrevista concedida para o portal Notícias da TV, alguns contratados da TV Alterosa disseram que uma reunião será convocada com os diretores da emissora, onde serão expostas as suas reivindicações.

Para muitos, está sendo impossível trabalhar, pois a falta de pagamento afeta a muitos psicologicamente: “Eu preciso do meu salário, não tenho condições psicológicas para trabalhar“, contou um dos profissionais, que pediu para não ser identificado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJP-MG) alega que representantes do grupo Diários Associados se comprometeram a efetuar de imediato o pagamento de 20% dos valores salariais pendentes; os 80% restantes ficarão para a semana vindoura, mas ainda sem uma data específica.

Enquanto isso, os funcionários do SBT seguem em situação calamitosa. Além dos salários atrasados, o empregador não paga o abono de um terço das férias e também não está fazendo os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Planos de saúde e vale-refeições também foram suspensos por falta de pagamento.