Luto: cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre em Belo Horizonte aos 95 anos

PUBLICIDADE

Morreu hoje em Belo Horizonte o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, mas a Arquidiocese da capital mineira ainda está definindo os detalhes do funeral do Arcebispo Emérito. Dom Walmor se reuniu com outros bispos auxiliares e também os familiares do religioso para definirem como tudo será feito, já que milhares de pessoas deverão prestar as últimas homenagens.

Dom Serafim nasceu em agosto de 1924 na cidade de Minas Nova, Minas Gerais e foi o terceiro arcebispo da capital mineira, sucedendo dom João Resende Costa. Boa parte de sua infância foi em Itamarandiba, mas aos 12 aos ele foi para o seminário de Diamantina.

Em Roma, o religioso chegou a fazer mestrado em Teologia e também em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Foi ordenado padre em março de 1945, na famosa Catedral de São João Latrão lá na Itália.  Na década de 50, retornou ao Brasil e se tornou pároco na cidade mineira de Gouveia.

Entre 1956 e 1957 foi escolhido para o cargo de capelão militar do 3º Batalhão Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Também foi pároco em Curvelo e deu aula em diversas escolas. Em maio de 1959, foi sagrado bispo aos 34 anos de idade, se tornando assim o mais novo bispo do país. Foi então que dom Serafim recebeu o convite para ir a Belo Horizonte se tornar auxiliar de dom João Resende Costa.

Na década de 60 assumiu o posto de reitor da PUC Minas. Chegou a participar do Concílio Vaticano II e esteve em vários países participando de congressos e seminários. Em 1998 foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo II e em 2004 tornou arcebispo emérito de BH, sendo que dom Walmor assumiu a Arquidiocese da capital mineira.