Garota de 7 anos é internada e fica na cadeira de rodas por brincar demais; mãe faz alerta

PUBLICIDADE

Certamente, a maioria dos pais não imagina que brincar em excesso pode causar algum problema na criança. Mas, a verdade é que pode até provocar sérios problemas à saúde, como a impossibilidade de andar. Foi isso que ocorreu com a pequena Lara, de 7 anos. A mãe da garotinha, Renata Rode, contou que jamais poderia imaginar que a sua filha ficaria sem andar por causa de brincar em excesso.

A pequena Lara precisou ficar internada e usar cadeira de rodas por esse motivo. A mãe contou que levou a filha para brincar no SESC numa sala de ginástica rítmica. A menina ficou brincando no local por aproximadamente uma hora e depois no parquinho.

No dia seguinte, a menina começou a se queixar de dores nas pernas e braços, e Renata imaginou que fosse por causa das brincadeiras. Durante a aula de educação física, na escola, a menina reclamou de dor. “Ela não tinha força motora ou muscular pra andar nem conseguia levantar da cama”, explicou a mãe. Inclusive, Renata precisou levar a filha no colo até o PS – Pronto Socorro. Ao chegar ao hospital, a menina não tinha forças e precisou usar cadeira de rodas, desabafou a mãe.

No hospital, a menina foi submetida a vários exames, e os médicos concluíram que se tratava de miosite infantil. A doença é uma inflamação que ocorre nos músculos, devido ao excesso de atividade física. A mãe contou que nunca tinha escutado nada sobre essa doença, e alertou outros pais sobre o assunto, pois costuma ser um quadro comum em crianças mais elétricas.

Luzantonio Cassiano, pediatra do Hospital Presidente, em São Paulo, explicou que a miosite é uma doença que provoca a inflamação muscular. Os sintomas são dor muscular e fraqueza. As crianças podem sentir dificuldade em realizar atividades rotineiras como levantar os braços, subir degraus e até mesmo andar. Em situações mais complexas, como o caso de Lara, é necessário a internação e a enfermidade é tratada à base de corticoides e imunossupressores.