A pressão alta é grave e pode afetar coração, cérebro e rins; veja 6 sinais de alerta

PUBLICIDADE

A pressão alta é considerada um dos grandes fatores de risco para doenças graves, entre elas o AVC – Acidente Vascular Cerebral e o infarto. Ambas podem provocar danos graves ao corpo ou até mesmo levar à morte do indivíduo. Infelizmente, os hábitos da modernidade têm elevado o número de pessoas que sofrem com essa doença.

No Brasil, um a cada quatro sofre com pressão alta, também chamada de hipertensão arterial. Após os 60 anos de idade, essa proporção sofre um aumento de aproximadamente 50%. A enfermidade de caráter crônico é a provável causa de cerca de 80% dos casos de derrame cerebral e tem ralação com 40% dos casos de infarto.

Os dados são assustadores, pois no país esses eventos cardiovasculares são as principais causas de morte. Além do AVC e do infarto, a pressão alta também tem relação com cerca de 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Para quem não sabe, a pressão alta e a diabetes são as enfermidades que mais levam pessoas a necessitar de hemodiálise.

O especialista no assunto, o médico cardiologista Fernando Costa, disse que muitas mortes seriam evitadas se a doença fosse diagnosticada e tratada da maneira adequada. O grande problema da hipertensão arterial é que a doença pode não apresentar sintomas. Isso quer dizer que uma pessoa pode estar com sua pressão alta, mas em muitos casos ela sequer tem conhecimento do problema.

Por causa disso, o diagnóstico pode demorar ou paciente tratado acredita que está bem e acaba se descuidando no controle da enfermidade. O fato é que a pressão elevada pode provocar danos irreversíveis nas artérias. Apesar de serem raros, existem alguns sinais que do corpo que indicam o aumento da pressão.

Entre eles estão sintomas como dor de cabeça (geralmente na região da nuca), zumbido no ouvido, visão embaçada, tontura, sangramento no nariz e fraqueza. Esses são alguns sintomas que podem ser indícios da hipertensão. Por isso, caso sinta alguns desses sintomas é indicado procurar a ajuda de um profissional, pois somente ele pode fechar um diagnóstico e passar o tratamento correto.