Conheça 7 sinais do câncer que não devem ser ignorados; o nº 4 é muito comum

PUBLICIDADE

O câncer é uma doença em que as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo. Essa enfermidade pode ser fatal e deve ser tratada logo no estágio inicial para que as chances de sobrevivência aumentem.

Estima-se que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, tendo sido responsável por cerca de 9,6 milhões de mortes no ano passado. Esse número preocupa ainda mais pelo fato de se tratar de um problema incurável – em muitos casos.

Mas apesar de ainda não ter uma forma infalível de prevenção, o câncer apresenta sinais que podem alertar o indivíduo de forma que este procure tratamento o quanto antes, retardando o efeito letal da doença. Veja:

1 – Perda de apetite e de peso: esses são os sintomas da fase inicial da doença, que muitas vezes não ignorados por serem considerados normais. No caso do aparecimento da falta de apetite e perda de peso, sem exercício ou dieta, é aconselhável procurar um médico.

2- Anemia: muitas gente acha que a anemia pode ser somente resultado da má alimentação. Mas esse problema pode ser na verdade um sintoma que o corpo está apresentando sobre o câncer.

3- Liberação de sangue: durante a evacuação, não é normal que apareça sangue, mesmo em pequenas quantidades. Esse sinal por indicar a presença de um tumor e deve ter tratado o mais rápido possível.

4- Tosse sem fim: a tosse pode ser causada por alergias e até mesmo por uma simples gripe. Mas a partir do momento em que ela se torna prolongada, a causa deve ser averiguada o quanto antes.

5- Incontinência: ao contrário do que muitos pensam, o descontrole não acontece apenas em idosos. Esse sintoma também pode ser um sinal de câncer na bexiga.

6- Dor pélvica: esse tipo de dor pode indicar inflamações na região íntima, mas também pode ser um claro sinal de indicação da presença de um câncer no útero. Por isso, se o sintoma persistir, procure um médico.

7- Inflamação na gengiva: a gengivite, como é chamada a inflamação que ocorre nos tecidos que dão suporte aos dentes, também pode ser um alerta sobre o câncer e deve ser tratada.