Habilidoso e velocista, Soteldo atinge marca espetacular para ajudar na defesa

Durante o jogo contra o CSA, Soteldo alcançou um velocidade impressionante que acabou surpreendendo o departamento de fisiologia.

PUBLICIDADE

Considerado um dos jogadores mais baixos do campeonato Brasileiro, o atacante venezuelano Soteldo também é visto como um notável driblador. No entanto, o atleta também demonstrou que pode ser um velocista em potencial. Segundo informações de um aparelho GPS que mede a atividade do jogador dentro das quatro linhas, as informações foram obtidas na partida do ultimo domingo diante do CSA na Vila Belmiro pela 23 ª rodada do Brasileirão.

Quando solicitado Soteldo se empenhou ajudar o sistema defensivo do Santos nos contragolpes da equipe alagoana. Durante o primeiro tempo enquanto o resultado ainda permanecia em 0 a 0, Soteldo deu um pique e correu em torno de 36,9 km/h, segundo informações do GPS.

Durante a transmissão da partida, a Globo também usou um aparelho semelhante que mediu 37km/h, a velocidade foi alcançada no espaço com pouco mais de 40 metros de distância. As informações foram enviadas para o preparador físico responsável. Na ocasião, o departamento de fisiologia do Santos também costuma utilizar o GPS para analisar a velocidade máxima alcançada, os batimentos cardíacos, a distanciamento que é percorrido dentro dos gramados.

 O fisiologista do Peixe, Luis Fernando de Barros, ele afirma estar impressionado com a velocidade do venezuelano. Para Barros, a velocidade é igual a do jogador Gareth Bale, do Real Madrid, até então considerado o boleiro mais rápido do mundo.
 

Entretanto, a velocidade de Bale foi superada pelo atacante Bruno Henrique atacante do Flamengo que neste ano atingiu a velocidade de 38 km/h no jogo disputado contra o Internacional pelas quartas de final da Taça Libertadores. O assunto chegou a ser publicado pela Fifa em seu site.

Considerado o atleta mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt, alcançou a velocidade de 44/km por hora em 100m no mundial de atletismo que foi disputado em 2009. Na época, o recorde do jamaicano foi de 9s58.