Homem ganhou direito a INSS após ser corno mais de 800 vezes? Notícia é refutada

PUBLICIDADE

Nessa semana, voltou a repercutiu uma suposta notícia polêmica. Ela contava que um homem, identificado como Amarildo Ferreira Cavalcante, teria ganho auxílio-doença ao INSS. Até aí, nada demais. No entanto, o que teria motivado a situação é que o homem teria sido corno mais de 800 vezes.

A notícia até argumenta como a situação triste para Amarildo teria acontecido e diz, entre outras coisas, que ele estava sendo muito humilhado no ambiente de trabalho. Alguns dos seus amigos, segundo o enredo traçado na história sem pé nem cabeça, até teriam se relacionado com sua esposa.

Apesar do assunto voltar a repercutir nessa semana em sites como Amazonas Assim e Alagoas Alerta, o tema não é novo. Desde o ano passado, a notícia circula nas redes sociais e, na verdade, reúne dois fatos que não tem qualquer relação entre em si. A união gerou uma fake news de grande escala, que está sendo compartilhada em sites como o Facebook.

A foto da mulher, por exemplo, que aparece com o rosto borrado, foi tirada de um vídeo de 2014, onde ela e um homem brincavam com o tema traição.

Já a foto do homem foi tirada de um vídeo ainda mais antigo, de 2011, quando o protagonista da imagem foi preso por roubo a moto. No vídeo, o homem se diz “corno” e brinca com o repórter.

Outra coisa importante é que o nome Amarildo não é o mesmo do ladrão. O site E-Farsas, por exemplo, entrou em contato com o INSS e garante que o nome do retratado também não está na lista de segurados da instituição. Ou seja, não há um único fato na notícia que seja verdadeiro.