Luto na música: morre vocalista e fundadora de banda que encantou gerações

PUBLICIDADE

O mundo da música está de luto, após a morte de Kim Shattuck, com 56 anos, baixista e vocalista de bandas de rock alternativo dos anos 80 e 90, como Muffs e Pixies.

A triste notícia de sua morte foi anunciada nesta quarta-feira (2) por seu marido, Kevin Sutherland. 

Hoje de manhã, o amor da minha vida Kim adormeceu pacificamente. Sou o homem que sou hoje graças a ela. Ela viverá conosco através de sua música, nossas memórias compartilhadas e em seu feroz espírito criativo. Eu te amo para sempre, minha Kimmy. Obrigado por compartilhar sua vida”, comentou o viúvo da cantora. 

Ela morreu de esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. Sua banda de maior sucesso foi o Muffs, um trio que, a partir de 1993, lançou seis álbuns de pop-punk e ficou conhecido pelo cover de Kim Wilde’s Kids in America, incluído na trilha sonora do filme adolescente Clueless. 

Além de ser uma brilhante compositora, guitarrista de rock e extraordinária cantora e gritadora, Kim era uma verdadeira força da natureza. Nós amamos você mais do que poderíamos dizer“, escreveram seus colegas de banda Ronnie Barnett e Roy McDonald, no Facebook. 

Ela também fazia parte do Pandoras and the Coolies e atuou como vocal convidada para bandas de pop-punk, incluindo Nofx e Bowling for Soup.

Em julho de 2013, a cantora substituiu Kim Deal como baixista da banda de rock Pixies, mas foi demitida cinco meses depois.
Os Muffs reformaram em 2014 e lançaram um álbum de retorno naquele ano. Eles devem lançar um novo ainda este mês.  

Várias figuras do punk como Veruca Salt, Brody Dalle-Homme e Damian Abraham, lamentaram sua morte nas redes sociais.