Saiba quais são os times mais impactados com o VAR no Brasileirão

PUBLICIDADE

Em menos de um ano de sua implantação no Campeonato Brasileiro, o sistema VAR começa a receber as primeiras críticas em relação às decisões polêmicas. A arbitragem de vídeo foi muito discutida pelos times durante a realização da 22ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, após as análises baseadas nas decisões do VAR, foram anulados em torno de seis gols. No duelo entre Corinthians e Vasco foram três gols anulados, dois do Timão e um do Vasco.

Nos demais jogos foram anulados um gol do Cruzeiro na partida contra o Goiás, um gol do Palmeiras contra o Internacional e um do Fortaleza. As anulações acabaram gerando tanta repercussão, que na última segunda-feira (30), o Palmeiras ingressou na CBF para solicitar informações em relação ao gol anulado. O Vasco é outra equipe do futebol brasileiro que veio a público cobrar explicações por ter um tento anulado contra o Corinthians.

Além disso, a 21ª rodada também havia sido marcada por polêmica em relação ao árbitro de vídeo no jogo entre Flamengo e Internacional. Na ocasião, o colorado reclama de um pênalti não assinalado do zagueiro Rodrigo Caio sobre o centroavante Paolo Guerrero. Após o jogo, na última quinta-feira, a diretoria colorada compareceu a sede da CBF no Rio de Janeiro para escutar o áudio da arbitragem em relação ao lance.

Em geral, o VAR acabou influenciado no resultado em 111 vezes em 22 rodadas. Sendo assim, houve um aumento neste quesito em comparação ao ano de 2018, quando os jogos eram apitados sem a ajuda do equipamento.

No total, a arbitragem de vídeo vem contribuindo para uma média de cinco decisões por jogo. O Fluminense é apontado como ‘o time mais prejudicado’ pelas decisões do VAR, levando-se em consideração as decisões a favor ou contrárias a equipe carioca.

Até o momento, baseado em decisões do árbitro de vídeo, Fluminense soma três pênaltis marcados contra, três cartões vermelhos, um cartão amarelo, dois gols anulados e a confirmação de um gol. Seguido do time carioca, vem Internacional, Goiás, Vasco da Gama e Palmeiras na lista que reúne os cinco times que foram mais ‘prejudicados’ devido às decisões do VAR.