Urgente: barragem se rompe, deixando feridos e muita destruição

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, uma barragem de mineração se rompeu no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado do Mato Grosso, que fica a quase 40 quilômetros da capital. Segundo a ANM – Agência Nacional de Mineração, a tragedia aconteceu durante a manhã e deixou duas pessoas feridas, as vítimas foram levadas para o hospital.

As duas pessoas feridas são funcionários da MV Mineração, e os familiares ficaram espantados quando foram informados do ocorrido. A ANM revelou que há cerca de 5 dias a empresa entregou uma declaração de estabilidade da estrutura, mostrando que tudo estava bem.

Mais de 580 mil m³ de rejeitos estavam armazenados nesta barragem. Este rejeito é resultado da extração de ouro na região, e a barragem tinha mais de 15 metros de altura. Moradores chegaram a informar a agência sobre o rompimento por volta das 9 horas, e uma equipe foi enviada para o local.

Parte do rejeito se espalhou por dois quilômetros, atingindo a vegetação e chegando até mesmo a derrubar um poste de alta tensão, deixando os moradores sem energia elétrica.

A ANM informou que a barragem TB01 faz parte da Política Nacional de Segurança de Barragens e o risco de um acidente era muito pequeno. Ainda segundo a agência, a MV Mineração nunca reportou nenhum documento informando sobre alguma anomalia. A declaração de estabilidade apresentada recentemente foi assinada por um técnico habilitado pelo CREA-MG.

A distribuidora de energia foi informada sobre o ocorrido e enviou equipes para o local na tentativa de restabelecer a energia elétrica o quanto antes para a população. Foi preciso providenciar o desligamento da rede para evitar outros problemas.