Será uma tragédia? Iceberg maior que São Paulo se desprende da Antártida

Leia também

Cauã Reymond faz aniversário e internautas se surpreendem com idade: ‘não é possível’

Ator comemora mais um ano de vida nesta quarta (20) e muitos estão impressionados com sua idade.

Aborto e pancadaria: ex do namorado da mãe de Neymar joga tudo no ventilador

Rita, balconista espanhola, contou que era agredida por Tiago Ramos e chocou a todos.

Luto: ator de 29 anos tira a própria vida depois de atirar em mulher

No momento, as autoridades investigam o caso para descobrir mais detalhes.

Ô louco! Filha do Faustão cresceu e sua beleza é de cair o queixo

Luciana Cardoso, mulher de Faustão, usou as redes sociais nesta quarta-feira para parabenizar o filho caçula.
Russel
Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br
Publicidade

Na Antártida há uma plataforma de gelo chamada de Amery e ela produziu seu maior iceberg em mais de meio século, pois esse bloco de gelo que se desprendeu mede 1.636 km² e é maior que a cidade de São Paulo.

Esse iceberg foi batizado de D28 e agora os cientistas do mundo todo começarão a monitorá-lo, o bloco de gelo será rastreado 24 horas por dia, porque, dependendo de sua trajetória, poderá causar uma tragédia. O transporte marítimo está em alerta máximo, porque sabe do risco que este iceberg representa.

Publicidade
Publicidade

Desde a década de 60 que a Amery não produzia um iceberg gigante como esse, sendo que esta é uma das maiores plataformas de gelo da Antártida e alvo de estudos para muitos pesquisadores.

Publicidade

Cientistas explicaram que esta plataforma, na verdade, são várias geleiras e chega a ser normal perder icebergs para o oceano, porque assim conseguem manter o equilíbrio, já que há um acúmulo constante de neve.

Publicidade

O D28 se soltou, mas há uma outra parte presa e como a imagem de satélite se parece com a dentição de uma criança, recebeu o nome de ‘Dente Mole’.

Estudiosos estavam esperando que houvesse esta separação entre 2010 a 2015, mas houve um atraso em relação aos estudos. “Sabíamos que isso aconteceria eventualmente, mas, para ficarmos mais espertos, não aconteceu exatamente quando esperávamos“, disse Helen Fricker, da Scripps Institution of Oceanography.

Esse enorme iceberg demorará vários anos para que se derreta por completo, por isso, para evitar uma tragédia, os cientistas terão que ficar de olho nele o tempo todo.