Lula ganha a liberdade, mas se recusa a deixar a prisão: ‘Não aceito’

PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (30), o ex-presidente Lula recusou ser transferido para outro regime no caso tríplex do Guarujá, em São Paulo. Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, leu a carta escrita pelo petista onde ele informou que não aceitará ‘barganhas’ para deixar a prisão.

Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, mas disse que jamais trocará sua dignidade pela liberdade e quer que os procuradores peçam desculpas tanto aos brasileiros como também à sua família.

A juíza Carolina Lebbos informou à Polícia Federal que uma certidão de conduta carcerária deverá ser encaminhada ao petista, um procedimento onde a magistrada informa se Lula poderá ir para o regime semiaberto. O Ministério Público Federal informou que o ex-presidente já cumpre todos os requisitos exigidos para receber tal benefício.

Uma vez certificado o bom comportamento carcerário (…) requer o Ministério Público Federal que seja deferida a Luiz Inácio Lula da Silva a progressão ao regime semiaberto“, informaram os procuradores.

Indo para o regime semiaberto o petista irá ficar na cadeia somente à noite para dormir, sendo que durante o dia poderá sair para trabalhar. Vale ressaltar que a Justiça no estado do Paraná tem uma modalidade diferente do país que é o semiaberto harmonizado. Neste caso, o preso fica em prisão domiciliar no estado sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, como aconteceu com o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Acima é possível ver a carta que Lula escreveu ao povo brasileiro nesta segunda-feira, dia 30, onde diz que não trocará sua dignidade pela liberdade.