Ressecamento na boca e outros 5 sinais que aparecem quando você tem HIV

É necessário estar atento aos pequenos sintomas para iniciar o tratamento imediatamente.

PUBLICIDADE

A Aids é uma doença extremamente perigosa que pode levar à morte em poucos anos ou até em meses. Ela é causado pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), que pode ser transmitido de várias maneiras.

Uma das principais formas de transmissão do vírus é através da relação íntima com uma pessoa infectada, mas também pode ocorrer pela transfusão de sangue ou adquirido pela mãe na hora do parto.

Quando um indivíduo contrai a doença, o corpo começa a mostrar alguns sintomas, que devem ser observados pelo portador. Apesar da Aids ainda não ter cura, o tratamento pode ser bastante eficaz de iniciado ainda no estágio da enfermidade.

1- Gengivas inflamadas

Grande parte das pessoas que têm Aids apresentam gengivas avermelhadas e inchadas. Esse sinal deve ser observado para não ser confundido com um problema mais simples.

2- Aftas grandes

As aftas são caroços que comumente aparecem na boca. Mas quando elas começam a se tornar grandes demais, pode ser sinal de que você está com uma grave doença.

3- Placas brancas dentro da boca

Quando um indivíduo apresente placas esbranquiçadas no interior da boca, é aconselhável procurar um médico logo que possível para analisar o problema, que pode se tratar da Aids.

4- Feridas nos lábios

Os lábios são partes sensíveis da boca e facilmente podem ser machucados, até mesmo com a mordida do próprio indivíduo. Mas quando não houver motivo aparente para que feridas apareçam, é essencial procurar um especialista.

5- Ressecamento da boca

Estar com a boca seca pode não parecer um problema sério. Mas se isso ocorre com frequência e sem nenhum motivo, o melhor a fazer é analisar o que está causando o problema, já que o vírus HIV pode se manifestar dessa forma.