Saiba como identificar sinais de câncer de boca

PUBLICIDADE

O câncer de boca pode afetar os lábios e também a cavidade oral. Dentro da boca deve se prestar mais atenção nos aspectos da gengiva, bochechas, céu da boca e língua, além também da região embaixo da língua. O câncer de lábio pode ocorrer de forma mais comum em pessoas brancas e geralmente ocorre no lábio inferior.

Este tipo de câncer é mais comum de acontecer em homens acima dos 40 anos. Existe um pequeno grupo de jovens não tabagistas que podem acabar desenvolvendo esta doença. As pesquisas mais recentes tentam usar a biologia molecular para poder buscar mais respostas para entender a incidência da doença neste grupo. Porém ainda não se tem uma resposta conclusiva a respeito. A doença no entanto pode ser prevenida de uma forma simples, desde que a saúde para este tipo de situação seja promovida e melhorada.

Para identificar a respeito do câncer de boca é preciso ficar atento para alguns indicativos que podem levar a suspeita. Como por exemplo, é preciso ficar atento a respeito de lesões na cavidade oral ou nos lábios que não se cicatrizam por mais de 15 dias. Manchas e placas vermelhas na língua podem ser um grande indicativo. Nódulos e caroços no pescoço deverão ser analisados com mais atenção, além disso também é preciso ficar atento se você apresenta uma rouquidão persistente.

Em casos mais avançados do câncer os sintomas podem ser um pouco diferentes dos já citados. É notada uma maior dificuldade para mastigar ou engolir na pessoa que apresenta o câncer. Além disso, também se nota que ela demonstra uma maior dificuldade em se comunicar e que a fala acaba ficando prejudicada. Ela também poderá apresentar uma sensação de que sempre tem algo preso em sua garganta, mesmo que não tenha de fato. Caso note este sintomas e os já citados anteriormente, é necessário procurar um médico para fazer uma análise melhor do caso.