Paciente inova e faz chá revelação para anunciar doador de medula: ‘100% compatível’

PUBLICIDADE

A jovem de 29 anos, Pâmela Marciano, tem enfrentado um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela mora na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo e recebeu um difícil diagnóstico do médico. Pâmela está com leucemia e descobriu a doença no mês de julho deste ano.

Assim que descobriu a enfermidade deu início ao tratamento em uma unidade hospitalar de Jacareí, interior paulista. Enquanto isso, ela aguardava um possível doador de medula óssea. Os irmãos da jovem se ofereceram para doar e precisaram ser submetidos a exames para verificar a compatibilidade.

Para comunicar qual deles podia ser o doador da medula óssea, a mulher resolveu fazer algo inovador. Ela usou uma brincadeira que os futuros papais fazem para revelar o sexo do bebê, o chá revelação. Apesar do sofrimento causado pelo tratamento difícil contra o tumor, a jovem levou tudo com bom humor e fez um chá revelação para anunciar quem seria seu doador.

O fato aconteceu no último dia 21 de setembro, sábado e foi algo emocionante. Os irmãos fizeram o exame no começo de setembro e quando recebeu o resultado, Pâmela optou por não contar para ninguém quem era a pessoa compatível, pois a novidade somente seria revelada no chá.

“O meu irmão tinha dado compatibilidade 0 quando fez o exame, mas quando a médica me contou que a medula da minha irmã era 100% compatível comigo, eu não aguentei e chorei, porque mesmo entre irmãos, a compatibilidade é rara”, contou a jovem. A irmã compatível é Ana, a caçulinha da família, que foi surpreendida ao saber que haveria um chá revelação no hospital.

Ana disse que ficou muito feliz com o resultado e principalmente por poder colaborar com a recuperação da saúde de sua irmã. Contudo, a doação somente vai ocorrer após Pâmela passar por sessões de quimioterapia.