Dicas para prevenir o câncer de mama com mudanças simples

PUBLICIDADE

De acordo com a Fundação do Câncer, a prevenção do câncer de mama é algo possível, visto que 13 tipos de tumores estão atrelados a algumas questões comportamentais. Assim, adotar algumas medidas simples no cotidiano pode fazer com que o câncer em questão seja reduzido.

Confira abaixo as dicas fornecidas pela Fundação do Câncer para a prevenção desse tipo de tumor.

Procure um médico

Se você descobrir um nódulo, ainda em sua fase inicial (o que pode ser percebido em decorrência do tamanho), a chance de cura será consideravelmente maior. Portanto, procure o médico para realizar a mamografia.

Uma maneira de conseguir detectar o tumor rapidamente é o autoexame, visto que uma mulher que o realiza com frequência saberá notar quando algo estiver errado. Assim, procure fazer o autoexame e ter acompanhamento constante com um médico.

Atividade física

Estudos apontam que 1/3 dos riscos associados ao câncer de mama poderiam ser evitados com a prática de 30 minutos de exercícios aeróbicos em três dias da semana. Portanto, procure um profissional da área para que ele indique uma atividade física adequada para você.

Alimentação

Procure ter uma deita equilibrada, evite alimentos enlatados e ultraprocessados que, muitas vezes, contém agentes cancerígenos em sua composição.

Não fume

O cigarro contém milhares de substâncias tóxicas que podem acarretar em várias doenças. Dessa forma, evite o cigarro e se proteja sempre da fumaça dele. Caso você fume, procure por meios de interromper o vício e saiba que será uma das melhores decisões da sua vida.

Evite o álcool

Procure reduzir a frequência no consumo de álcool, visto que ele favorece a possibilidade do surgimento de câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o alcoolismo é responsável por 2% a 4% das mortes por câncer e é um fator de risco para diversos tipos de tumores.