Problemas de saúde que você descobre olhando a barriguinha do bebê

PUBLICIDADE

A preocupação com a saúde do bebê é algo constante na cabeça das mamães, principalmente nas de primeira viagem. Isso acaba sendo muito comum, afinal de contas, tudo que acontece é novidade. Dúvidas, medos e ansiedade fazem parte dessa nova jornada chamada maternidade.

O importante é sempre tirar dúvidas com uma profissional. Amamentação, alimentação, crescimentos, todas as perguntas devem ser abordadas ao pediatra, médico especialista em tratar os pequenos. O que muitas mamães não sabem é que a barriga da criança pode revelar muito sobre como está a sua saúde.

Portanto, o ideal é sempre ficar atento aos sinais que o corpinho do pequeno dá. Veja algumas doenças que podem ser identificadas, observando a barriguinha do pequeno e, sempre que tiver dúvida, busque ajuda de um profissional.

Gases

Esse é um desconforto que acomete principalmente os mais pequeninos. Quando o bebê está com gases o abdômen fica distendido, ou seja, ela fica bem maior do que o normal. Apesar de não ser algo preocupante, os gases provocam dor e desconforto.

Hérnia umbilical

Muitos bebês sofrem com esse problema, sendo possível identificar olhando a barriga da criança. A hérnia acontece quando parte do intestino acaba passando pela parede do abdômen, deixando o umbigo mais estufado. Ela não provoca dor, porém se a criança ainda tiver hérnia aos 4 anos é provável que seja necessária uma intervenção cirúrgica.

Estenose hipertrófica de piloro

Essa doença é considerada rara e afeta aproximadamente 3 a cada mil bebês. É um problema grave, pois pode provocar a obstrução do canal que liga o estômago ao intestino. Bebes com a doença têm contrações estomacais que provocam vômito. O tratamento da enfermidade envolve procedimento cirúrgico.