11 dicas que irão ajudar com o mau cheiro causado pelos pets; confira

PUBLICIDADE

Geralmente, quem tem algum bichinho de estimação dentro de casa, acaba os considerando membros da família, devido ao sentimento que é construído na relação entre o pet e seu(s) dono(s). Entretanto, alguns perrengues são enfrentados por amantes desses animais, como a bagunça feita por filhotes no processo de crescimento, o estranhamento de membros novos na família, o cheiro forte dos animais, entre outros.

Os odores fortes independem se você tem um cachorro, gato ou até coelhos, isso, pois todos os animais acabam por sua natureza, transmitindo uma fragrância bem característica, que muitas vezes podem marcar o lugar com o determinado cheiro. Se você passa por isso ou conhece alguém que se encaixe na situação, esse é o post certo pra você.

1 – Cheiro da caixa de areia

Ao limpar a caixa de areia do seu gato, esfregue ela com água e sabão, logo após jogar a areia suja no lixo, depois, deixa-a de molho no vinagre, por meia hora. em seguida, passe uma escova na superfície, enxague e deixe secando naturalmente. E antes de colocar a areia nova, adicione uma camada de chá verde, bicarbonato de sódio e café (líquido ou moído), para neutralizar o cheiro.

2 – Limpeza dos tapetes

Os tapetes costumam ser o lugar onde os cachorros mais descansam, por isso, é comum que o objeto fique com o aroma do bichinho, para que isso seja evitado, procure aspirar o tapete 2 vezes por semana e de noite, coloque um pouco de bicarbonato de sódio, deixando agir durante toda a madrugada, já pela manhã, retire o que restar.

3 – Limpeza dos móveis

Para casos de móveis que contenham capas protetoras, como sofás, o mais adequado é seguir a indicação de lavagem própria de cada material, mas em casos mais comuns, nos sofás de tecido, detergente líquido e água morna, formam uma mistura eficiente; já nos de couro, substitua o detergente, por vinagre de maça.

4 – Lavagem da caminha

É normal que a cama dos pets fiquem sujas mais rápido, dessa forma, para lavar capas das caminhas, procure misturar o sabão em pó com água oxigenada e bicarbonato de sódio, porém nos casos que só puderem ser lavadas á mão, um pano úmido com vinagre e água ajudará.

5 – Rodelas de limão na sala

Um recipiente médio com rodelas de limão, funcionará como aromatizador de ambiente, que em consequência, ajudará a manter o ambiente limpo.

6 – Detergente enzimático

Para eliminar odores e proteínas da urina, fezes, entre outros fluídos biológicos, detergentes enzimáticos funcionam super bem, por isso, com o produto, esfregue a área desejada e deixe agindo por meia hora. Para fazer um desses, será preciso uma mistura de sete colheres de açúcar mascavo, um litro de água e uma xícara e meia de casca de limão ou laranja.

7 – Lavagem da roupa de cama

É comum em algumas famílias, os pets dormirem junto com seus donos, por isso, na hora de lavar a roupa de cama, em casos extremos de odores, pode-se usar um quarto de xícara de vinagre na máquina.

8 – Aromatizante próprio

Apesar de haver muitos aromatizantes no mercado, há a possibilidade de produtos caseiros, para isso, coloque um pouco de vinagre, um quarto de xícara de bicarbonato de sódio em um recipiente de spray. Há também a possibilidade de adicionar de 5 a 10 gostas de óleos essenciais (de limão, lavanda, baunilha, entre outros).

9 – Xixi dos gatos

O odor da urina dos felinos pode acabar impregnando pela casa, por isso, procure esfregar a área em questão com água com gás e deixe secando naturalmente, quando estiver seco, coloque um pouco de bicarbonato de sódio sobre a área, mas faça durante a noite, para no dia seguinte retirar os resíduos.

10 – Carvão vegetal

Ás vezes, por mais que seja feita a limpeza do local, o odor pode acabar continuando no local, com isso, tente colocar bicarbonato de sódio junto com um pouco de carvão em uma caixa, e deixe-a no lugar desejado, mas tome cuidado para mante-la longe do seu pet.

11 – Banhos regulares

Para manter a limpeza do seu cantinho, é importante lembrar de cuidar da higiene do seu bichinho constantemente, já que ele vive em contato direto com o chão, fazendo com que tanto ele, quanto sua cas esteja sempre higienizada e limpa. Uma dica na limpeza, é limpar as patinhas dos bichinhos todos os dias, isso manterá um pouco mais a limpeza.