Melanoma: o câncer agressivo que matou Roberto Leal; como se proteger

O melanoma é um tipo de câncer extremamente agressivo. Saiba os sintomas dessa terrível doença.

PUBLICIDADE

Roberto Leal, cantor português, morreu aos 67 anos vítima de um grave câncer. O artista natural de Portugal era muito querido pelos brasileiros. Ele ficou consagrado com sucessos marcantes, entre eles a música Arebita e Bate o Pé. Roberto Leal já estava hospitalizado há cinco dias e faleceu devido a complicações da doença.

O cantor Roberto Leal sofreu um problema hepático por causa da evolução do tumor maligno. Houve metástase que atingiu órgãos nobres como o fígado, além de provocar uma insuficiência renal. Muita gente não sabe, mas o famoso fez tratamento contra o tumor por dois anos.

Entenda o melanoma

O melanoma foi a doença que vitimou o cantor português. Essa doença é bem grave, sendo um dos tipos de câncer de pele considerado mais raro, porém é muito agressivo, levando o paciente a metástase e culminando na morte de aproximadamente 30% dos portadores da enfermidade.
Teoricamente, o câncer de pele seria mais fácil de ser detectado de maneira precoce.

Contudo, no caso do melanoma, o maior problema é o aprofundamento. Visivelmente pode ser uma pintinha preta, mas penetra feito uma escavadeira dentro do organismo, invadindo o sistema linfático e atingindo outros órgãos. Isso tudo pode ocorrer mesmo antes da doença se manifestar como uma pinta mais feia.

Principais causas

O fator considerado a principal causa desse tipo de tumor é a irradiação ultravioleta emitida pelo sol. Em áreas do planeta em que a insolação é maior, o melanoma costuma atingir pessoas com mais frequência. Além disso, indivíduos de pele clara e que tenham origem europeia também são mais propícios a ter esse tipo de doença.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo apresenta. Caso apareça pintas com formatos e tons diversos dentro dela, que apresentem crescimento repentino e sangramento é necessário ter uma atenção e buscar a ajuda de um profissional.