in

Seu cachorro late alto demais? Saiba como educá-lo

Petz
Publicidade

Como agir quando seu cachorro late excessivamente e você não sabe mais o que fazer para cessar o barulho?

É importante entender que latir é uma maneira essencial para o seu animal expressar necessidades e sentimentos, mas  como agir quando esse recurso se torna exagerado e passa a causar incômodo? Conheca algumas técnicas simples podem te ajudar a acalmar a reeducar o seu amigo de quatro patas:

Descubra a causa

Os cães latem para demonstrar que estão sentindo ameaçados, com fome e/ou sede, assustados ou com dor, por isso é importante verificar se o seu animal está precisando de algo quando o barulho passar a se tornar incômodo. Talvez você precise colocar comida mais vezes por dia ou criar alguma atividade para entretê-los. Sempre leve seu animal para passear, o que evitará que ele fique estressado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Evite gritar

Os cães são muito inteligentes mas não são capazes de compreender diálogos humanos. Gritar só irá deixar seu cachorro mais agitado e fazê-lo entender que barulho é algo permitido na casa. Mantenha a calma e fale com ele de maneira firme, mas sem elevar a voz.

Procure deixá-lo em ambientes sem muito barulho. Quando for ligar o som ou receber visitas coloque o seu cão em um lugar mais reservado, de preferência com alguns brinquedos.

Imponha limites e dê recompensas

Jamais queira impedir que o seu cachorro lata mas não permita que ele o faça excessivamente. Deixe-o latir por uma determinada quantidade de vezes e ordene que ele pare logo em seguida.

Quando ele obedecer, o recompense com um carinho ou algum petisco que ele goste. Usando esse método seu cão logo irá se acostumar a para de latir quando lhe for ordenado. 

Publicidade
Publicidade