in

Seu cachorro late alto demais? Saiba como educá-lo

Petz

Como agir quando seu cachorro late excessivamente e você não sabe mais o que fazer para cessar o barulho?

É importante entender que latir é uma maneira essencial para o seu animal expressar necessidades e sentimentos, mas  como agir quando esse recurso se torna exagerado e passa a causar incômodo? Conheca algumas técnicas simples podem te ajudar a acalmar a reeducar o seu amigo de quatro patas:

Publicidade

Descubra a causa

Os cães latem para demonstrar que estão sentindo ameaçados, com fome e/ou sede, assustados ou com dor, por isso é importante verificar se o seu animal está precisando de algo quando o barulho passar a se tornar incômodo. Talvez você precise colocar comida mais vezes por dia ou criar alguma atividade para entretê-los. Sempre leve seu animal para passear, o que evitará que ele fique estressado.

Evite gritar

Os cães são muito inteligentes mas não são capazes de compreender diálogos humanos. Gritar só irá deixar seu cachorro mais agitado e fazê-lo entender que barulho é algo permitido na casa. Mantenha a calma e fale com ele de maneira firme, mas sem elevar a voz.

Publicidade

Procure deixá-lo em ambientes sem muito barulho. Quando for ligar o som ou receber visitas coloque o seu cão em um lugar mais reservado, de preferência com alguns brinquedos.

Imponha limites e dê recompensas

Jamais queira impedir que o seu cachorro lata mas não permita que ele o faça excessivamente. Deixe-o latir por uma determinada quantidade de vezes e ordene que ele pare logo em seguida.

Quando ele obedecer, o recompense com um carinho ou algum petisco que ele goste. Usando esse método seu cão logo irá se acostumar a para de latir quando lhe for ordenado. 

Publicidade

Leia Também

Roberto Leal morre aos 67 anos e fãs se despedem nas redes sociais

Câmeras de segurança registram momento exato em que jogador é morto a facadas