Saiba motivo do celular esquentar tanto e o que deve fazer antes que seja tarde

PUBLICIDADE

Quase todo mundo hoje em dia já tem seu smartphone, há pessoas que têm até mais de um celular e, independente da marca ou modelo, todos enfrentam o mesmo problema: aquecimento. Há quem fique tão preocupado com essa questão e chega a desligar o aparelho com medo que ele estrague.

Vários fatores levam um celular a esquentar e isso acontece, porque ele é um produto eletrônico e ocorre o ‘feito Joule’, ou seja, a corrente elétrica gera calor ao percorrer um condutor por determinado tempo. E vale lembrar que, quanto maior é a resistência para a corrente elétrica percorrer seu caminho, mais calor irá gerar.

Por exemplo, é este efeito que faz uma lâmpada de 100W esquentar mais que uma de 25W. Em se tratando de um smartphone, o aparelho tem o funcionamento parecido com o computador, ou seja, depois de algum tempo de uso poderá aquecer. E quanto mais potente for o processador, maior será o consumo de energia e também o calor gerado.

Mas isso não significa que celulares top de linha aquecem mais, já que as empresas buscam formas de diminuir este problema. Aparelhos modernos consomem menos energia e, sendo assim, aquecem menos. E o celular aquece mais quando está ligado à energia elétrica, neste caso é a bateria recebendo corrente elétrica e, se usar o smartphone enquanto ele é recarregado, faz aquecer muito mais.

Para reduzir o aquecimento do aparelho, só use carregadores originais para ligá-lo à tomada e, enquanto ele estiver sendo recarregado, evite usá-lo. Lembre-se que quanto menos aplicativos abertos, menos o celular irá aquecer.

Deixe seu celular sempre em lugar fresco, longe do sol e de altas temperaturas. Use um aplicativo que monitore a temperatura do aparelho, assim, quando ele aquecer será possível fechar alguns aplicativos que ficam rodando em segundo plano.