Lembra dos programas enganosos de perguntas na TV? Viraram caso de polícia e o fim chegou

PUBLICIDADE

Caso você tenha o hábito de assistir televisão nas manhãs de domingo ou durante as madrugadas, já deve ter se deparado com um programa um tanto quanto peculiar. Os chamados call TV atraiam os telespectadores com promessas de prêmios altos, bastando responder a um desafio existente na tela – geralmente um erro na imagem, ou a formação de uma palavra – para ganhar a bolada.

Entretanto, ao ligar para a central, o telespectador ficava horas e horas sendo enrolado na linha telefônica, tendo que responder um ciclo praticamente infinito de perguntas relativamente simples, tais como: “O gato é um felino? Verdadeiro ou Falso“, sem nunca conseguir entrar ao vivo.

Embora os formatos fossem os mesmos, os nomes variavam, e dentre os mais conhecidos estavam o Super Bônus, Top Game e Game Phone. Para a alegria daqueles que já caíram na tentação, ou que lutavam pelo fim do programa, uma boa notícia surgiu: o formato está oficialmente extinto da televisão brasileira.

O último programa foi o Top Game, que deixou a grade da Rede Brasil no dia 1º de setembro, um domingo. Desde o dia 2, o contrato com a produtora G2P expirou e por decisão da emissora, não foi renovado. O caso vinha sendo apurado pelo Ministério Público desde 2015, e incluiu até mesmo buscas e apreensões.

Alguns dos participantes ludibriados resolveram ajuizar ações na justiça reivindicando as lesões que sofreram. Uma busca financeira chegou a ser feita, mas a empresa G2PTV limpou as suas contas bancárias para não ter que pagar o valor exigido judicialmente.

Por conta disso, uma busca e apreensão no endereço da G2PTV foi feita, na qual foram encontradas uma TV de LED de 32″ no valor de R$ 900, duas TVs de LED de 42″ no valor de R$ 1.234 cada uma, dentre outros eletrônicos.