Vídeo: redemoinho de fogo surge em meio às queimadas no Brasil e deixa todos em pânico

PUBLICIDADE

Uns alegam que as queimadas são necessárias, outros defendem que o fogo está destruindo o país; e o assunto se tornou um dos principais debates não só no Brasil, mas no mundo todo.

As queimadas no Brasil se tornaram polêmica em vários países e hoje o mundo olha com preocupação para as matas brasileiras, que vão sendo consumidas pelas chamas.

Em uma fazenda em Goiás, durante uma queimada, as pessoas ficaram em pânico ao se depararem com um redemoinho de fogo. O fato se deu nesta última terça-feira (10). O registro feito na fazenda Santa Helena, localizada próxima à rodovia GO-210, e logo começou a circular nas redes sociais, mostrando como as chamas aumentam rapidamente.

Neste caso, felizmente, os funcionários da fazenda se uniram e, com a ajuda de um caminhão-pipa, conseguiram controlar o fogo e ninguém ficou ferido. Mas o risco é grande e, na maioria das vezes, as chamas acabam se espalhando rapidamente e destroem muitos hectares, acabando com árvores, animais, casas e tirando a vida de pessoas.

Veja o vídeo abaixo como o redemoinho de fogo se forma rapidamente e começa a se movimentar, fazendo com que as pessoas próximas tenham que se afastar o quanto antes para não serem atingidas.

Não é toda vez que tem uma queimada que surge um redemoinho de fogo, é preciso que o solo esteja muito quente e que a corrente de ar quente se encontre com o vento. Em alguns casos, o vento acaba espalhando as chamas, mas em outras situações as labaredas se unem, começam a rodar e vão subindo, formando o redemoinho.

Infelizmente estas situações estão sendo mais frequentes no Brasil por causa das queimadas; e todos precisam ficar alertas e nunca se arriscarem quando se depararem com fogo nas estradas, o correto é informar imediatamente ao Corpo de Bombeiros.