Matemático mostra as probabilidades de Flamengo e Grêmio serem campeões da Libertadores

PUBLICIDADE

Após 35 anos de muito sofrimento, os torcedores rubro-negros podem se orgulhar. Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o time conseguiu, depois de todo esse tempo, classificar-se rumo às semifinais da Taça Libertadores da América, a principal competição continental para os clubes brasileiros.

A classificação veio após bons jogos pra cima do Internacional, com vitórias por 2 a 0 no Maracanã, e empate por 1 a 1 no Beira-Rio. Destaque para a atuação de Bruno Henrique, autor dos dois gols do Flamengo no Rio de Janeiro, além de bela arrancada que terminou com passe para o gol de Gabriel Barbosa em Porto Alegre.

Restando apenas quatro times no páreo, o Flamengo encara pela frente o Grêmio, nos dias 2 e 23 de outubro, na Arena do Grêmio e no Maracanã, respectivamente. No outro lado da chave, jogam os arquirrivais Boca Juniors e River Plate, finalistas da edição do ano passado.

O matemático especialista, Marcelo Leme de Arruda, fez os cálculos. De acordo com suas análises, das chances de cada um dos clubes chegarem a final e levantarem a taça, o Flamengo, para ele, é o time com as menores chances. Pesa na conta do Rubro-Negro o jejum de títulos da Libertadores desde 1981, quando conquistou o seu único troféu até o momento. O time conta com 28.1% de chances de chegar na final e 8% de ser campeão.

O Grêmio, o outro semifinalista e tricampeão, tem 71.9 % e 19.3 %, respectivamente. Do outro lado da chave, o atual campeão River Plate possui 35.4% de chegar na final e 21.4 % de ser campeão, seguido pelo favorito Boca Juniors, que possui 64.6 % de chances de chegar na decisão e 51% de ser o vencedor.