Saiba quais são os 5 primeiros sintomas de HIV

PUBLICIDADE

Apesar de muito se falar sobre a Aids, a maior parte da população ainda sabe muito pouco sobre ela. Ela é conhecida por se tratar de uma das mais DSTs e assusta muito as pessoas por conta dela ter uma altíssima taxa de mortalidade e também por ainda não ter cura.

Apesar disto, nos últimos anos os portadores desta enfermidade estão tendo a oportunidade de conseguir levar a vida praticamente de forma normal, por contados famosos coquetéis medicamentosos que, apesar de não curarem, tratam a doença de forma que minimiza os prejuízos que ela pode causar ao paciente.

Os primeiros sintomas da Aids podem aparecer 3 semanas após a contaminação com o vírus. O que torna a situação mais delicada é que muitas vezes as pessoas que foram infectadas pelo vírus acabam confundindo os sintomas da Aids com os sintomas de uma simples gripe, logo, é bastante comum um portador do vírus ignorar os sintomas e não procurar ajuda, para saber o real diagnóstico.

Sendo assim, é possível a pessoa contaminada passar a contaminar outras pessoas, sem esta intenção, simplesmente por não saber que está contaminado. A estimativa é que no Brasil 1 a cada 5 pessoas que têm Aids ainda não saibam que possuem o vírus.

Os principais sintomas iniciais de HIV, que surgem após a contaminação são:

  1. Febre constante
    Em 80% dos casos a pessoa infectada tem febre que atinge em média 38° a 40° graus.  Este é o sintoma mais comum.
  2. Faringite (dor de gargante)
    A Faringite também é muito comum e ocorre até mesmo sem o aumento das amígdalas e sem aparecimento de pus.
  3. Alterações na pele
    Geralmente, cerca de 48h a 72h após a febre, começam a aparecer manchas avermelhadas na pele, que podem durar de 5 a 8 dias. As manchas, além de avermelhadas, geralmente são menores de 1cm,  arredondadas e com um leve relevo. Estas geralmente surgem com mais frequência no pescoço, no rosto e no tórax.
  4. Dores no corpo
    As dores musculares e articulares também são sintomas muito comuns. Elas podem causar sensação de fadiga, indisposição e mal-estar.
  5. Suor noturno 
    Apesar deste ser um sintoma natural em muitas pessoas, ele é um motivo de preocupação caso a pessoa não seja acostumada a ter este tipo de problema.

É possível observar que os sintomas citados até o momento são muito comuns, podendo até serem considerados normais. Por isso, muitas vezes são confundidos com enfermidades comuns e transitórias. Vale ressaltar que nem todos que estão infectados com o HIV necessariamente significa que estão com AIDS, apesar de a Aids ser provocada pelo vírus HIV.

Passado os primeiros sintomas causados por conta da contaminação, com o passar dos anos pode ocorrer a fase conhecida como período de encubação do vírus, quando nenhum outro sintoma se desenvolve.

Portanto, o ideal é que as pessoas sempre busquem se cuidar, fazendo exames e indo a especialistas de forma periódica, mesmo crendo que está com a saúde intacta.