Adolescente fica cego após comer batatas fritas; caso serve de alerta para todos

PUBLICIDADE

Um rapaz britânico de apenas 17 anos acabou sofrendo uma perda irreparável da visão e agora está cego, sendo que o motivo foi por desnutrição aguda. O jovem decidiu adotar uma alimentação baseada apenas em batatas fritas, além de muito Pringles e pão branco. Ele também costumava adicionar ao cardápio nada saudável várias fatias de presunto e também salsicha.

Depois de ficar cego e procurar ajuda médica para tentar reverter a situação, o jovem foi submetido a vários exames e os resultados apontaram que ele estava com sérios déficits de vitaminas, além de ter sofrido grandes danos no nervo óptico. O problema na visão surgiu justamente pela ausência de importantes nutrientes ao organismo.

Ele mora em Bristol, Reino Unido e não teve o nome divulgado. Quando era um pouco mais novo, chegou a ir ao médico alegando que estava sentindo indisposição e muito cansaço. Nesta época o médico diagnosticou ausência de vitamina B12 e ele precisou fazer uso de suplementos, só que pouco tempo depois parou com o tratamento.

Outro problema grave é que o britânico continuou com sua dieta pobre em nutrientes, o que acabou agravando ainda mais o seu quadro. Depois de alguns anos, com o problema já bem avançado, precisou ser levado ao Bristol Eye Hospital, que é especializado em oftalmologia. O rapaz estava com perda progressiva da visão e ficou desesperado, este caso até chegou a ser publicado na revista científica Annals of Internal Medicine.

“A dieta dele era basicamente uma porção diária de batata frita de uma lanchonete de Fish and Chips. Ele também costumava lanchar batatas e Pringles, às vezes pedaços de pão branco e, de vez em quando, fatias de presunto. Nada de frutas, legumes ou verduras“, informou uma médica.

O jovem, apesar de não estar abaixo do peso, estava gravemente desnutrido e por isso ficou cego, tendo apenas a visão periférica. O caso deste rapaz serve de exemplo para que todos tomem mais cuidado com a alimentação.