Furacão Dorian ganha força máxima e atingirá Bahamas com ventos de 260 km/h

PUBLICIDADE

O furacão batizado como Dorian ganhou força nas últimas horas deste domingo (1) e atingirá o nordeste das Bahamas com a categoria 5, a maior possível na escala Saffir-Simpson. Com isso, ele chegará ao local com ventos fortes que podem atingir até 260 quilômetros por hora.

De acordo com uma nota divulgada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, esse furacão pode provocar chuvas muito fortes, causando também a elevação do nível do mar, podendo destruir uma grande parte do arquipélago na região.

O órgão informou ainda que o Dorian estava a uma distância de 55 quilômetros das ilhas Ábaco, nas Bahamas, com uma proximidade de 360 quilômetros da West Palm Beach, no estado da Flórida, também nos Estados Unidos.

Enquanto ganha força pela costa sudeste do país, o furacão muda a sua rota antes de atingir em cheio a Flórida. Outros estados estão no novo caminho do Dorian, como a Geórgia, a Carolina do Sul e do Norte.

O risco maior deste furacão, que tem alto poder de destruição, acontece nas próximas 48 horas, quando ele estará na região das Bahamas. O NHC está prevendo condições de grande devastação sobre as ilhas Ábaco e, nas próximas horas, ele pode ser sentido na Grande Bahama, a 90 quilômetros do litoral do estado da Flórida.

O nível do mar pode subir em até seis metros com a passagem do furacão que pode trazer consigo chuvas de até 760 milímetros por todo o arquipélago. Ainda segundo o órgão, o olho do Dorian atingirá o estado entra a noite desta segunda-feira (2) e a madrugada de terça-feira (3).