Sete meses depois, mais um morto é encontrado nos destroços da tragédia de Brumadinho

PUBLICIDADE

Depois de sete meses da tragédia de Brumadinho, mais um corpo foi encontrado nesta última sexta-feira (30). O homem já foi identificado e seu nome é João Paulo Ferreira Amorim Valadão, de 31 anos de idade. Ele foi encontrado 51 dias depois da localização de outra vítima.

De acordo com agentes da Polícia Civil, cinco partes de corpos foram levados para o Instituto Médico Legal. Uma das partes era formada por tronco e cabeça, na qual a equipe pôde fazer o exame de identificação de arcada dentária. João Paulo estava na lista de desaparecidos e não foi possível colher sua impressão digital.

Com a identificação desta nova vítima, o número de mortos subiu para 249 pessoas. Ainda há 21 pessoas desaparecidas ou que não foram identificadas. O rompimento da barragem em Brumadinho aconteceu no dia 25 de janeiro deste ano e é um dos maiores desastres socioambientais da história do Brasil.

Relembre o caso de Brumadinho

A barragem que ficava no Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu na última sexta-feira do mês de janeiro, fazendo centenas de vítimas fatais e outra milhares de desabrigados e desaparecidos.

Os dejetos de minérios da barragem atingiram a parte administrativa da empresa, bem como o refeitório e também a comunidade da Vila Ferteco. Segundo informado pelo presidente da Vale, Fábio Schavertsman, momentos após a tragédia, vazaram 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Para efeito de comparação, em Mariana, foram 43,7 milhões.

Ainda segundo ele, uma das barragens se rompeu, fazendo com que a outra transbordasse. Segundo informações, esta área não era usada há cerca de três anos.