Resultado do PIB livra o Brasil de uma recessão técnica

PUBLICIDADE

O PIB brasileiro é o valor de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia, o resultado foi o dobro do que o mercado esperava, segundo especialistas, a previsão para o principal indicador da economia era de 0,2% para o 2.º trimestre de 2019.

Como um dos principais indicadores da economia, o PIB, afastou o país de uma recessão técnica, apresentando resultado positivo nesse 2.º trimestre de 2019. Na economia o termo recessão técnica se confirma quando o país apresenta resultado econômico negativo por 2 meses consecutivos, como o PIB teve uma variação negativa de 0,2% no 1.º trimestre de 2019 comparado com o 1.º trimestre de 2018, o Brasil entraria em recessão, caso o resultado apresentado nesse 2.º trimestre de 2019 fosse negativo.

O país está lutando por uma recuperação econômica de fato, segundo especialistas, o Brasil recuperou apenas R$148 bilhões dos R$ 486 bilhões perdidos em sua última contração no ciclo econômico. A recuperação vem ocorrendo de forma lenta e gradual.” Não dá para soltar fogos com o resultado do PIB de um semestre, mas o resultado é um certo alívio ” disse o secretário do tesouro, Mansueto Almeida.

Indústria da construção chama a atenção do país

A atividade da construção obteve crescimento de 1,9% no 2.º trimestre de 2019. A indústria da transformação cresceu 2,0% no período, à medida que as atividades imobiliárias tiveram uma variação de de 0,7%. O comércio apresentou resultado de 0,7% no 2.º trimestre comparado com o período anterior. O segmento de informação e comunicação apresentou variação de 0,5%, as outras atividades de serviços tiveram boa performance em seu resultado.