Conheça 19 benefícios da canela que vão mudar a saúde de quem a consome

PUBLICIDADE

A canela é uma especiaria típica dos países asiáticos, usada de diversas formas, tanto em seu formato em pau ou em pó. É extraída da casca interna de uma árvore com nome científico de cinnamomum. E costuma ser muito usada em receitas mais saudáveis, pelos benefícios que apresenta à saúde das pessoas, mas nem todos são conhecidos, apenas alguns.

O que muitos também não sabem, é que só o aroma da especiaria já age sob o organismo humano, antes mesmo de ser consumida, por isso é comum que seja usada como essências em fragrâncias de perfumes e em tratamentos terapêuticos, como é feito no ramo da aromaterapia, que faz uso de aromas, um meio que pode ser conhecido como medicina natural, para alívio de stress e dores, por exemplo.

Entre os benefícios que o alimento apresenta, estão

O controle da diabetes, uma vez que ao reduzir a resistência à insulina, ajuda no controle das do tipo 2, além de diminuir o apetite, e logo, a compulsão por doces. É usado em muitas receitas nutricionais, por de fato emagrecer, já que proporciona uma sensação de saciedade. No café, muitas vezes o açúcar é trocado por ela. Além disso, também pode ser usada para conservar alimentos naturais.

Em casos de pessoas que costumam ter dificuldade na digestão, sentindo azia, refluxo e gases, recomenda-se que faça uso do produto em chás. Ela também funciona como analgésico natural, sendo ótima em casos de gripe, e fazendo uso do produto em chá que auxilará na redução das dores.

Como dito anteriormente, o aroma da canela ajuda o organismo por si só, diminui a fadiga, causa uma sensação maior de bem-estar, disposição e melhora o humor. Ainda sobre a aromatização dela, para aqueles que desejam esquentar a relação, o uso de velas de canela são altamente recomendadas por serem afrodisíacas. 

Possui função antioxidante, que serve de combate aos danos causados pelos radicais livres, os quais o organismo é exposto, contribuindo para sua ação anti-inflamatória. A canela também trabalha na redução do colesterol ruim, aumentando o bom, e na da pressão arterial. 

Previne doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e câncer. No caso da primeira, o alimento possui compostos que tem capacidade para inibir proteínas que corroborem com a doença; já no da segunda, o mesmo normaliza os níveis de neurotransmissores e melhora as funções motoras. Além de que também é considerado um potente ativador de enzimas desintoxicantes do cólon, protegendo o organismo contra os tipos cancerígenos.

Contribui para o sistema respiratório através do uso do óleo da canela, previne cáries e ajuda no combate ao mau hálito, segundo estudos. O benefício mais surpreendente é o auxílio no combate ao HIV, a especiaria foi tida como a mais eficaz quando comparada com outras plantas medicinais. 

Muitas jovens costumam se queixar do quanto as dores causadas pelas cólicas são terríveis, e para isso, a canela também possui contribuintes, já que reduz a intensidade da dor menstrual, náuseas, vômitos e o sangramento durante os primeiros dias do ciclo.

Por fim, o produto possui efeito antibacteriano, anti-inflamatório e antiespasmódico, o que faz com que transtornos digestivos, como gases e diarreias, sejam aliviados, e portanto, proporcionando uma melhora na digestão.