Empanadas argentinas: aprenda a receita da chef Paola Carosella

PUBLICIDADE

As empanadas da chef Paola Carosella são um verdadeiro sucesso. O típico salgado argentino é a especialidade do restaurante La Guapa, empreendimento aberto pela chef em sociedade com o empresário Benny Goldenberg. A primeira unidade da rede foi inaugurada em 2014 e popularidade que Paola conquistou no Masterchef fez o restaurante estourar, abrindo mais 5 filias no período de apenas quatro anos.

Todas as filiais do La Guapa ficam na cidade de São Paulo, mas a boa notícia é que as empanadas argentinas possuem receita simples e com poucos ingredientes, podendo ser reproduzidas em casa. Veja a receita:

Massa

  • 500g de farinha de trigo sem fermento
  • 240ml de água
  • 115g de banha de porco
  • 1 colher de chá de sal

Modelo de preparo

Coloque a banha de porco e a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Coloque a farinha de trigo junto com o sal em uma tigela e despeje a água quente, escaldando a farinha. Sove a massa levemente, apenas para que todos os ingredientes se misturem.

Cubra a massa com um filme plástico e leve para descansar na geladeira por 4 horas ou no freezer por no mínimo 20 minutos.

Montagem

Abra a massa numa superfície enfarinhada e faça círculos com ajuda de uma aro ou pires. Coloque uma colher de sopa de um recheio de sua preferência (pode carne moída, frango desfiado, queijo ou legumes salteados) e feche a empanado fazendo pequenas dobras nas bordas. Se tiver dificuldade feche com a ajuda de uma garfo, como se fosse um pastel. Pincele com gema de ovo e salpique um pouco de açúcar por cima. 

Leve para assar num forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos, ou até que as empanadas fiquem bem douradas.