Dia do Fogo: o que se sabe sobre as queimadas na Amazônia, o lugar virou um inferno

PUBLICIDADE

O dia 10 de agosto entrou para a história do Brasil, pois ficou conhecido como o Dia do Fogo e a suspeita hoje é de que muitos produtores rurais da região norte do Brasil atearam fogo em várias áreas da floresta Amazônia, uma das maiores do mundo.

A Polícia Federal e também o Ministério Público Federal já estão investigando o caso e nesta última segunda-feira (26), Raquel Dodge, procuradora-geral da República, disse que existem indícios de que foi uma ‘ação orquestrada’ com o objetivo de incendiar diversas áreas da floresta.

Dados mostram que a partir do dia 10 de agosto aumentou o número de incêndios na região norte do país. No dia 5 de agosto, um jornal de Novo Progresso, no Paraná, já falava sobre produtores rurais na região que prometiam atear fogo na floresta no Dia do Fogo.

No Pará, as queimadas aumentaram nestes últimos dias e satélites estão fotografando tudo e as imagens mostram que a partir de 10 de agosto realmente houve mais focos de incêndio, principalmente em reservas florestais próximas à BR-163. No Dia do Fogo, Novo Progresso registrou mais de 120 fogos de incêndio, um aumento acima dos 300% se comparado com o dia anterior.

Em Altamira foram 153 fogos entre os dias 6 e 8 deste mês, mas do dia 9 a 11 foram 431 pontos de incêndio, mostrando que o Dia do Fogo foi uma realidade triste para o Brasil.

Por enquanto a Polícia Federal não identificou ninguém ligado ao Dia do Fogo, mas as investigações continuam e o Brasil segue sendo pressionado por vários países que se mostram preocupado com o futuro da floresta Amazônica.