Luto na música: morre a primeira DJ mulher do Brasil; lutou contra uma doença degenerativa

PUBLICIDADE

A primeira DJ mulher do Brasil, Sônia Abreu, morreu aos 57 anos na tarde desta última segunda-feira (26), em São Paulo. Sônia estava lutando contra a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa e teve uma fadiga respiratória.

A DJ precisou ser internada na última sexta-feira, dia 23 e seu quadro foi só piorando. Claudia Assef, amiga e também autora da biografia ‘Ondas tropicais – Biografia da primeira DJ do Brasil: Sônia Abreu’, confirmou a notícia, deixando fãs e amigos arrasados.

O velório será realizado nesta terça-feira (27), a partir das 8h e terminando às 14h, na Funeral Home que fica localizada à rua São Carlos do Pinha, em Bela Vista, São Paulo.

Uma curiosidade é que o título foi tirado por uma criação da DJ, a rádio móvel, na década de 80, que foi montada dentro de um ônibus e começou a circular por pontos variados de São Paulo.

Ainda no ano de 1986, este projeto foi levado para o litoral de São Paulo e também do Rio de Janeiro através de um barco. E este nome foi utilizado para batizar um programa de world music que era exibido em rádios entre 1980 e 1990.

Sônia Abreu ainda foi produtora musical na rádio Excelsior entre os anos de 1968 a 1978. Em 1977 a DJ tocou na discoteca Papagaio Disco Club, depois começou a escrever uma famosa coluna onde tratava exclusivamente sobre música para a Revista POP.

Nos últimos anos chegou a atuar como DJ, mas se apresentando bem menos devido aos problemas de saúde. À medida que a doença foi comprometendo sua saúde, acabou tendo que ficar mais afastada do que mais gostava de fazer.