Doença de Fernanda Young é mais grave do que parece e pode matar em minutos

PUBLICIDADE

Neste domingo (24) morreu a atriz e escritora Fernanda Young aos 49 anos de idade. A causa da morte foi revelada e ela veio a óbito por conta de uma crise de asma seguida de uma parada cardíaca. Este caso deixa em alerta os pacientes acometidos por doenças respiratórios crônicas, ou seja, que não tem cura.

O doutor pós-graduado em imunopatologia, Cláudio Ambrósio, concedeu uma entrevista para falar sobre o assunto e na oportunidade ressaltou que esta doença não é comum na faixa etária da atriz, uma vez que a doença pode ser controlada por medicamentos eficientes. As pessoas que mais sofrem pela doença são as que não fazem tratamento correto ou que pegam uma gripe ou infecção respiratória.

O médico afirma ainda que quem tem asma apresenta uma dificuldade maior em expirar do que inspirar o ar, sobrecarregando assim o pulmão e o coração. Como o coração precisa de oxigênio para trabalhar, em uma crise asmática o funcionamento pode ser interrompido.

O médico otorrinolaringologista Eduardo Gomes de Almeida faz questão de alertar sobre os sintomas da doença: falta de ar, chiado nos pulmões e tosse. Além disso, os cuidados começam em um diagnóstico precoce ainda criança, tendo um acompanhamento de rotina, uma vez que o problema pode se agravar com os anos.

Almeida diz ainda que pessoas com reações alérgicas até a leite podem ser afetadas pela asma e não sabem, não deixando de mencionar gripes, resfriados e até estresse emocional como um dos agravantes.

Segundo médicos especialistas ouvidos pelo portal de notícias da Folha, a asma é uma doença muito séria e que pode matar em minutos se não tratada corretamente.