Jovem que sofreu acidente em kart passa por cirurgia de 10 horas e detalhes são revelados

PUBLICIDADE

A jovem Débora Oliveira, de 19 anos, que perdeu o couro cabeludo em um acidente enquanto andava de kart no Recife, passou por uma cirurgia de 10 horas neste sábado (24).

Ela está internada no Hospital Estadual de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para onde foi transferida dias atrás. O acidente aconteceu no dia 11 de agosto.

O cabelo de Débora ficou preso no motor do kart e foi sugado. O couro cabeludo não resistiu e rompeu completamente. Depois de alguns dias internada no Hospital da Restauração, ela foi transferida para Ribeirão Preto.

Neste sábado, a cirurgia que tinha previsão inicial de sete horas demorou 10 horas. O procedimento foi bastante complexo. Em boletim, o hospital informou que a cirurgia era de grande porte.

“(A paciente) foi submetida a retalho micro cirúrgico para cobertura da calota craniana. A paciente foi encaminhada para o CTI, conforme protocolo da instituição para este porte de cirurgia”, diz o boletim médico.

A cirurgia contou com a participação de sete profissionais, incluindo cinco cirurgiões. Pele e músculo foram removidos das costas de Débora. De acordo com Alex Fiovanti, um dos médicos que participou da cirurgia informou que proteger o crânio era fundamental, por isso a cirurgia foi realizada.

Segundo o profissional, esse osso exposto pode trazer graves consequências ao paciente por causa do risco de infecção e de morte. Na cirurgia, uma ponte de safena liga a axila da jovem ao couro cabeludo. Assim o sangue circula na região e mantém os tecidos implantados vivos.

Segundo o médico, o procedimento preserva a vida da paciente e diminui possíveis danos estéticos. As duas coisas são importantes.