Seu celular molhou? Essas dicas simples irão salvar o seu aparelho

PUBLICIDADE

Deixar o celular cair na água é sempre um risco para o funcionamento do aparelho, mas não precisa se desesperar se algum acidente do tipo acontecer, alguns procedimentos simples podem salvar a vida do seu aparelho. Antes de correr para uma assistência técnica, siga essas dicas:

Evite aumentar os danos 

Afaste o celular da umidade o mais rápido possível. Quanto menos tempo seu aparelho ficar dentro d’água, menor é o risco do líquido atingir componentes internos. Apenas 20 segundos é o suficiente para que o interior fique inundado. 

Se o aparelho estiver funcionando, desligue imediatamente e não volte a ligar até que esteja completamente seco. Remova a bateria, cartão de memória e chip. Caso o aparelho esteja conectado na tomada durante o acidente retire o carregador do interruptor e só depois desconecte o aparelho do cabo.

Grande parte dos celulares modernos são equipados com um dispositivo que indica danos por contato com água. Costuma ser um pequeno círculo ou quadrado branco, localizado em um canto próximo à bateria. Se este dispositivo ficar vermelho, significa que o seu aparelho molhou internamente.

Salvando o aparelho

Pegue um pedaço de tecido ou papel toalha e seque o aparelho o máximo que conseguir. Para secar o por dentro basta utilizar a simples técnica do arroz: coloque o aparelho dentro de um recipiente cheio de arroz cru e deixe secando por 24 horas. Caso o celular tiver passado muito tempo debaixo d’agua, deixe por dois dias. O grão possui uma grande capacidade de absorver umidade, o que evitará a corrosão dos componentes internos. Certifique-se de deixar o aparelho totalmente coberto pelo arroz.

A dica também é válida para quando fones de ouvido ou a bateria entrarem em contato com a umidade.