Amazônia: fotos compartilhadas por famosos não são atuais

PUBLICIDADE

O Brasil ficou em evidência mundial essa semana, pois à quase três semanas a floresta amazônica está em chamas. Famosos de todas as partes do planeta divulgaram em suas redes sociais fotos em protesto contra o incêndio e em defesa da floresta com a tag #PrayForAmazônia.

Famosos compartilharam fotos antigas

O famoso jogador de futebol Cristiano Ronaldo utilizou sua conta no Instagram para protestar em favor da Amazônia, para isso postou uma foto que aparentemente era da floresta amazônica em chamas, mas supostamente a foto não teria sido tirada na Amazônia, ela é do fotógrafo Lauro Alves e foi tirada em 2013, na África do Sul. 

Outros famosos conhecidos que postaram fotos em favor da floresta foram Emmanuel Macron, presidente da França, o ator Di Caprio e Gisele Bündchen. Os três usaram a mesma foto, porém, a imagem do fotógrafo Loren McIntyre foi tirada em 1989 e nada tem a ver com o incêndio atual. 

O ator canadense Xavier Dolan também usou seu perfil para falar sobre o momento crítico que a Amazônia está passando, mas a foto utilizada por ele é do ano de 2014 e foi registrada pelo fotógrafo Mario Tama. 

Uma foto que deixou muita gente comovida foi a que a atriz Fernanda Lima publicou, na imagem aparecem uma macaca e seu filhote, mas além da foto não ser no Brasil, ela não é atual, foi tirada em 2017, na Índia, por Avinash Lodhi 

A maioria das fotos não é na Amazônia

A maior parte dessas fotos foi curtida e compartilhada diversas vezes, provavelmente, os famosos não pesquisaram a origem das fotos e teriam publicado imagens antigas ou que não tem ligação com o incêndio atual.