A possível história real por trás de La Casa de Papel é de arrepiar

PUBLICIDADE

La Casa de Papel foi escrita por Álex Pina e se tornou um viral entre adolescentes e jovens de todo o mundo. Desde seu lançamento na Netflix, a série está na boca do povo, mas todo esse sucesso despertou a curiosidade das pessoas em saber se ela é baseada em uma história real.

Nada foi comprovado pelo autor da série

Apesar de nada ter sido comprovado pelo autor da trama, a série teria mostrado detalhes que podem levar a crer que foi inspirada por alguns acontecimentos históricos. A primeira provável evidência disso é a máscara utilizada pelos assaltantes durante o roubo. Trata-se da representação do rosto de Salvador Dalí, um pintor espanhol que iniciou o movimento dadaísta que rejeitava o capitalismo.

A trilha sonora da série também é muito intrigante, Belle Ciao é uma canção italiana resultado da junção folclórica do povo que foi tomada como símbolo da revolução e resistência antifascista. Mas, segundo Álex Pita a canção foi escolhida por fazê-lo lembrar da infância.

Um pouco sobre a série

Na série La Casa de Papel acontece o maior assalto registrado na história, cerca de 1 bilhão de dólares são levados do Banco Central de Madrid. Idealizado por um professor e executado por mais oito integrantes, o plano do assalto corre de maneira perfeita e dura 11 dias e é um sucesso.

Coincidentemente, no ano de 2006, aconteceu o maior assalto da história na Argentina no Banco Rio. Um total de 147 cofre do banco teriam sido totalmente esvaziados no assalto. Depois da captura de cinco dos assaltantes descobriu-se que o plano do assalto foi bolado durante dois anos por um professor de artes marciais que, segundo os vizinhos, pacífico e gostava de pintar nas horas livres ouvindo Mozart.

Durante o assalto haviam 6 ladrões e 23 reféns dentro do banco, depois de cinco horas que a polícia havia chegado ao banco o local teria sido invadido, mas nenhum bandido foi encontrado, sumiram como fumaça. O que se descobriu depois foi que eles escaparam por meio de um túnel dentro de barcos. O plano foi perfeito, sem uso de armas, sem rastro, sem pistas, mas para a infelicidade dos bandidos, a esposa de um deles ficou revoltada após ter sido abandonada pelo marido e levou a polícia até o esconderijo. Cinco dos 9 ladrões foram capturados e presos, mas o dinheiro até hoje não foi recuperado.