O que as índias usam quando estão menstruadas?

PUBLICIDADE

Hoje é sabido que são poucas as tribos indígenas que não vivem isoladas. A chegada da modernidade também as atinge. É comum chegar a uma tribo indígena e ver a grande presença do homem branco e sua cultura no local. E antes desses índios terem o contato com os não índios, como era a vida deles? 

Uma das grandes curiosidades em torno da vida indígena é como as mulheres se preveniam durante a menstruação. A índia 
e youtuber Ysani Kalapalo fez um vídeo que viralizou falando disso. A publicação tem mais de um milhão de acessos. Hoje, segundo Ysani, as índias usam o mesmo absorvente da mulher branca. No entanto, nem sempre foi assim.

De acordo com ela, as mulheres índias extraiam uma seda de uma árvore localizada próxima a tribo do alto Xingu. A seda ainda era socada para que ficasse um pouco mais confortável durante o período menstrual. 

A youtuber disse que conversou com outras índias, de outras tribos. Nessas tribos, no entanto, o mais comum era no local as mulheres fazerem plantações de algodão e fazer o uso do utensílios na região íntima, evitando assim que o sangue contaminasse a oca, ou permitindo que possíveis doenças fossem contraídas. 

Veja abaixo um vídeo contando o que as mulheres indígenas do alto Xingu usavam como absorvente, antes de terem contato com o homem branco. 

Vale lembrar que a tribos indígenas em vários locais do mundo e, portanto, os costumes podem acabar se diferenciando. É interessante, no entanto, observar que mesmo com poucos recursos, essas mulheres mantinham os cuidados com a higiene e saúde íntima.