Cura para surdez? Médico faz primeiro transplante de ouvido e paciente volta a escutar

PUBLICIDADE

A surdez é, atualmente, um problema que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Ela pode ser de nascença ou adquirida após o nascimento, mas em ambas as formas, a perda da audição é algo extremamente incômodo para qualquer pessoa.

Até pouco tempo, o método que conseguia ajudar as pessoas com surdez a poder ouvir eram apenas os aparelhos auditivos, pequenos dispositivos colocados atrás da orelha que amplificavam os sons externos e permitiam ouvir, mesmo que não tanto como pessoas com audição normal.

Mas, recentemente, uma boa notícia foi anunciada. Um médico da África do Sul, juntamente com sua equipe, conseguiu o feito histórico de fazer com que um paciente com surdez voltasse a ouvir, fato que o tem deixado famoso no mundo inteiro.

O método usado por Mashudu Tshifularo foi o transplante de ouvido médio. Os ossos utilizados na realização da cirurgia foram criados por ele mesmo, através de uma impressora 3D, que foi essencial para que o procedimento acontecesse. O resultado pode ser obtido para surdez por defeitos congênitos, infecções, traumas ou doenças metabólicas

A cirurgia para o transplante foi feita em um paciente de 35 anos de idade, e durou menos de duas horas para ser concluída. De acordo com um comunicado da imprensa, o procedimento pode ser feito até mesmo em crianças recém-nascidas, o que é uma ótima notícia para pais de filhos com esse tipo de deficiência.

O médico é otorrinolaringologia na África do Sul e considerado um dos melhores do país em sua área de atuação. Ele é professor em uma universidade e pretende ajudar ainda mais pessoas com sua descoberta, que foi de extrema importância para a medicina.